Atenção!!! Seu navegador não suporta funções programação (JAVASCRIPT), portanto não poderá acessar diversas funcionalidades deste site! RECOMENDAMOS ATUALIZAR O SEU NAVEGADOR!!! Atenção!!! Seu navegador não suporta funções programação (JAVASCRIPT), portanto não poderá acessar diversas funcionalidades deste site! RECOMENDAMOS ATUALIZAR O SEU NAVEGADOR!!!



Login escolas
OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Página Inicial Intranet - Acesso Restrito Extranet - Acesso Restrito

Galeria de Fotos OBA e MOBFOG
[ Voltar ]

Projeto de Ciências : Astronomia - A Terra e a Lua no Sistema Solar - 2001  

D.E de Votuporanga
Escola Estadual Pedro Pedrosa
Professora: Ana Maria Cocate Ferreira

Projeto de Ciências

Conteúdo A Terra e a Lua no Sistema Solar - Astronomia

Caracterização da Escola e da Classe

 

Nhandeara, cidade onde se localiza a E.E. Pedro Pedrosa, dista da capital São Paulo 508 Km, localizada a noroeste do Estado de São Paulo às margens da rodovia Feliciano Sales Cunha, é uma cidade essencialmente agrícola.

A E.E. Pedro Pedrosa é uma Escola por onde circula diariamente cerca de 1500 alunos distribuídos em três períodos manhã - tarde - noite , inclusive alunos oriundos da zona rural.

A Escola conta com quatro salas de 5as séries , as quais apresenta cerca de 40 alunos cada uma.

O trabalho ora apresentado foi desenvolvido no decorrer do ano letivo de 2000 - março a novembro. A princípio, com duas 5as séries A e B do período da manhã , com a pretensão de ser estendido às outras 5as séries do ano seguinte , pois a aceitação e o vínculo criado entre professor e aluno e entre os colegas na saia de aula foi muito gratificante.

As 5as séries , onde o projeto foi desenvolvido , contam com alunos de diferentes classes sociais ,diferentes comportamentos e até alunos de classe de aceleração.

No início havia alunos que não estavam dispostos a colaborar mas a medida que lhes eram atribuídas tarefas - como o de ser responsável em coletar e trazer o jornal para a sala e anotar o horário do nascer e pôr- do- sol -foram se integrando ao grupo e com o passar dos dias as relações foram melhorando.

Houve um momento em que o professor não mais precisou preocupar-se em estar pedindo pois tudo já era feito com prazer.

Mediante a proposta do objetivo, o envolvimento foi grande e hoje estou colhendo esse resultado tão satisfatório e tenho a grata alegria de estar apresentando este trabalho para o espaço Mural das Escolas.

Eu Ana Maria Cocate Ferreira , sou professora efetiva dessa Unidade Escolar e estou também atuando como Professor Representante de Escola junto à Comissão Organizadora Nacional da III OBA.

A E.E. Pedro Pedrosa tem participado pelo segundo ano consecutivo da OBA e com sucesso.

A aceitação dos alunos é muito boa e esse ano também a Escola recebeu 2 medalhas de prata e 8 de bronze.

Os demais professores da área de Ciências colaboraram para que o concurso, nesta escola, fosse realizado com todo êxito.


Atividade: Aplicação no cotidiano: Duração dos dias e das noites

Objetivo: Reconhecer a diferença na duração dos dias e das noites nas diferentes estações do ano.

  • Observar as diferenças nas trajetórias do Sol e da Lua dependendo do local e da época do ano.


  • Informações:

  • Verão se caracteriza pelos dias longos e pelos fortes raios solares.
  • Dias curtos e raios solares oblíquos caracterizam o inverno.
  • Público Alvo : 5as Séries do Ensino Fundamental
  • Número de alunos envolvidos: 80 alunos


  • Justificativa:

  • Mediante a oportunidade da participação da E. E. Pedro Pedrosa nas Olimpíadas de Astronomia e da boa aceitação do concurso pelos alunos, surgiu um momento de conciliar o conteúdo trabalhado em sala com o conteúdo do concurso, que resultou o trabalho ora apresentado com grande aproveitamento dos alunos , pelo envolvimento e entusiasmo notado nos mesmos.

  • Material de apoio: Jornal: A folha de São Paulo
  • Folha Cotidiano - Atmosfera
  • Montagem de tabela do nascer e pôr-do-sol dos dias determinados
  • Procedimento:

  • Exploração do jornal nos dias previamente indicados para anotar o nascer e o pôr - do - sol.
  • Reconhecer no jornal as diversas informações sobre as condições atmosféricas trazidas pelo serviço de metereologia e entender a sua importância.
  • Confecção da tabela do nascer e pôr -do -sol durante os meses de março a novembro.
  • Confecção do gráfico baseado na tabela.
  • Exploração do gráfico pelos alunos.


  • Agradecimentos:
  • À Deus - Pela direção e sabedoria.
  • Aos alunos - Pelo aproveitamento e entusiasmo.
  • À Rosana Folchim da Silveira - Diretor de Escola, pelo incentivo.
  • A Maria José Canova - Coordenador de Escola e fotógrafa.
  • As colegas da área de Ciências : Maria Aparecida de Jesus Nascimento , Marilene Polizeli Rodrigues e Claudméia Puga.


  • Agradecimento especial : Prof. Mário 5. Haga (Núcleo de Apoio ao Ensino
    de Ciências e Matemática - NAECIM ) Faculdade de Engenharia Ilha
    Solteira - Pela oportunidade de participação da E.E . Pedro Pedrosa no
    Concurso de Astronomia.

Nhandeara, 09 de dezembro de 2000.

Ana Maria Cocate Ferreira

Confira as fotos




















[ Voltar ]


 

Fale Conosco