Atenção!!! Seu navegador não suporta funções programação (JAVASCRIPT), portanto não poderá acessar diversas funcionalidades deste site! RECOMENDAMOS ATUALIZAR O SEU NAVEGADOR!!! Atenção!!! Seu navegador não suporta funções programação (JAVASCRIPT), portanto não poderá acessar diversas funcionalidades deste site! RECOMENDAMOS ATUALIZAR O SEU NAVEGADOR!!!



Login escolas
OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Página Inicial Intranet - Acesso Restrito Extranet - Acesso Restrito
Destaque geral / 21/09/2020

NOVA DATA DA PROVA ONLINE DA OBA: 12 e 13/11/2020 - EM BREVE, MAIORES INFORMAÇÕES

NOVA DATA PARA A MOBFOG: 13/11/2020 (DATA LIMITE PARA LANÇAR OS FOGUETES REAIS OU VIRTUAIS). EM BREVE, MAIORES INFORMAÇÕES

DIVULGAÇÃO DAS EQUIPES DAS COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS CLIQUE AQUI


Bem-vindo à página da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, OBA, a qual também contém todas as informações sobre a Mostra Brasileira de Foguetes, MOBFOG.

A OBA e a MOBFOG são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente.

Podem participar da OBA e da MOBFOG alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio, sendo que da MOBFOG também podem participar alunos do ensino superior.

ALTERAÇÕES NA OBA E MOBFOG EM 2020 (DEVIDO À PANDEMIA):

Devido à pandemia tivemos que adiar a OBA e MOBFOG de 2020 na esperança de poder fazê-las presencialmente como sempre foi feito, contudo, devido à excessiva demora na diminuição da pandemia, fomos obrigados a decidir pela realização VIRTUAL DA OBA em data a ser em breve divulgada, porém será mais próxima do final de 2020. A MOBFOG poderá ser realizada na forma presencial, mas também haverá uma opção de foguete virtual, mas também com data limite para lançarem foguetes mais próxima do final do ano de 2020. Aguarde para breve a divulgação da data e demais instruções.

A OBA continuará sendo com dez questões, nos quatro níveis, mas sendo virtual será na maior parte dela de múltipla escolha. Manterá o formato de 7 questões de Astronomia e 3 de Astronáutica. Continuará com uma única fase

A MOBFOG continuará com uma única fase com data limite igual ao dia da prova da OBA, que será divulgada em breve, mas será próxima do final do ano, por exemplo em novembro. Poderemos ter escolas já trabalhando na forma presencial em alguns lugares do Brasil, logo, a MOBFOG manterá a forma tradicional onde for possível. Onde o ensino ainda estiver na forma remota o aluno poderá lançar o seu foguete na presença de um adulto que fará a medida da distância entre o ponto de partida e parada do foguete e passará esta distância para o professor responsável pela MOBFOG na escola onde estuda o aluno. O professor fará a digitação dos dados dos alunos e alcances como sempre fizeram e conforme instruções que serão divulgadas.

Contudo, teremos também uma modalidade da MOBFOG VIRTUAL, ou seja, o aluno precisará projetar um foguete usando o software OPENROCKET.INFO para que alcance o maior apogeu possível, a partir de certas restrições que daremos. Em breve daremos muitas informações sobre como fazer a MOBFOG VIRTUAL para alunos sem possibilidades de lançarem foguetes reais. A modalidade de foguete virtual também estará aberta aos alunos que possam fazer os lançamentos reais de foguetes, ou seja, o aluno poderá participar das duas modalidades, isto é, MOBFOG REAL E DA VIRTUAL e as premiações serão separadas. Alunos participantes somente da modalidade virtual não serão convidados para as Jornadas de Foguetes reais

Recomendamos a visita ao nosso setor de Downloads e de Vídeos, pois estamos continuamente disponibilizando materiais de interesse dos professores ou então visitar www.youtube.com/obaoficial que é o canal oficial da OBA no Youtube e lá estamos colocando os vídeos das lives, dos gabaritos comentados das provas anteriores da OBA, sobre foguetes, sobre o uso do software openrocket.info etc.

Os professores precisarão INSCREVER PREVIAMENTE SEUS ALUNOS NA PLATAFORMA ONDE SERÁ REALIZADA A PROVA DA OBA e em breve informaremos como será esta inscrição e daremos detalhes sobre a prova da OBA que será virtual. Para a MOBFOG não será necessária a inscrição prévia de alunos e faremos vídeos tutoriais sobre como usar o software OPENROCKET.INFO.

INFORMAÇÕES SOBRE PLANETÁRIO DIGITAL ITINERANTE DA OBA:

Também visando a capacitação de professores e motivação de alunos estamos disponibilizando o Planetário Digital Itinerante da OBA, o qual não pode mais ir à sua escola presencialmente, mas você pode levar o planetário da OBA para a sua Escola virtualmente. Sim, podemos fazer quase tudo que fazíamos dentro do planetário, mas agora na tela do seu notebook. Quer uma sessão de planetário para os seus alunos ou até mesmo para os seus professores e gratuitamente? Entre em contato com o planetário da OBA! Email: obadeolhonoceu@gmail.com

Cópias das mensagens eletrônicas que enviamos ficam arquivadas no link Arquivo de E-mails de nossa home page. Se não recebeu nossos muitos e-mails de 2020 é porque não chegaram até você. Então veja o nosso Arquivo de E-mails.



EM TEMPOS NORMAIS (SEM PANDEMIA):

A OBA e a MOBFOG ocorrem, de forma presencial, totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada toda ela dentro de um só ano letivo, deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo. Ao final da OBA e da MOBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e se ganhou alguma medalha o tipo dela também consta do certificado. E se ganhou medalha, claro, recebe a mesma, a qual em geral é cunhada em metal ou acrílico. Todos os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem os seus certificados. Aliás, até a escola recebe um certificado com o nome dela. Veja todos os detalhes da OBA no regulamento da OBA 2020 e veja também todos os detalhes sobre a MOBFOG no regulamento da MOBFOG 2020.

A OBA possui uma única fase e consiste na realização de uma única prova, com dez questões, realizada simultaneamente em todas as escolas participantes, geralmente na segunda sexta-feira do mês de maio, no horário mais conveniente para a Escola e na própria Escola. Em hipótese alguma a Escola pode fazer a prova em dia diferente deste.

A MOBFOG também tem uma única fase, ocorre na própria Escola e pode ser realizada ATÉ a data de realização da prova da OBA e consiste no lançamento, oblíquo de foguetes, o mais longe possível.

Tanto a OBA quanto a MOBFOG têm quatro diferentes níveis, conforme os anos nos quais os alunos estão estudando. (Veja a definição de “níveis” no Regulamento da OBA ou no Regulamento da MOBFOG).

Para participar da 23ª OBA e ou da 14ª MOBFOG a escola precisa preencher uma única ficha de inscrição, a qual está disponível no link Cadastro de Escolas.

 

Ao se cadastrar a Escola passa a receber informações sobre OBA e MOBFOG. Para saber se sua Escola (ou qualquer outra) já está cadastrada na OBA/MOBFOG, favor consultar o link Escolas Participantes.



ATENÇÃO NO CADASTRO DA ESCOLA:

PORÉM, ATENTOS AOS ÍTENS ABAIXO:

1) Se a Escola participou da OBA e ou MOBFOG em 2019, então já está cadastrada e não precisa (não deve) se recadastrar. Deve, contudo atualizar e-mails, telefones e o nome do diretor e do professor(a) representante da OBA e ou MOBFOG no link WWW.OBA.ORG.BR/EXTRANET

2) Se a Escola se cadastrou para participar em 2019 mas acabou não participando da OBA ou MOBFOG de 2019, neste caso também já está cadastrada e não precisa (não deve) se recadastrar. Deve, contudo, atualizar e-mails, telefones e o nome do diretor e do professor representante da OBA e ou da MOBFOG no  link WWW.OBA.ORG.BR/EXTRANET

3) Se a Escola se cadastrou antes de 2017 e parou de participar da OBA e ou MOBFOG, então já temos o seu cadastro e neste caso só precisa pedir para OBA.SECRETARIA@GMAIL.COM  reativar o seu cadastro e então enviaremos login e senha para atualizar o cadastro, principalmente e-mails, telefones e o nome do diretor e do professor(a) escolhido para ser o representante da OBA e ou MOBFOG na Escola no link WWW.OBA.ORG.BR/EXTRANET

4) Se a Escola nunca se cadastrou na OBA e ou MOBFOG, então, neste caso deve acessar a área Cadastro de Escolas e preencher a ficha de cadastro. Recomendamos especial atenção ao preencherem os e-mails, pois enviaremos correspondências para eles. Também é de fundamental importância ter os endereços postais da escola e do professor(a) representante da OBA na Escola, corretamente preenchidos e que sejam de simples localização pelo serviço de entrega domiciliar dos correios, pois enviaremos o pacote de certificados para o endereço escolhido pelo professor representante da OBA para receber nossas correspondências.


RECOMENDAÇÕES:

Recomendamos a visita ao nosso setor de Downloads e de Vídeos, pois estamos continuamente disponibilizando materiais de interesse dos professores.

Todos os resultados das OBAs e MOBFOGs anteriores podem ser vistos no link Histórico. Para que sua Escola não perca a oportunidade de participar de outras Olimpíadas de conhecimento veja as suas datas de realizações no link Calendário






[ Continua » ]



Patrocinadores

 

OURO




PRATA

   
 

Realização
AEB
SAB

Inscrições e informações

Coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e Coordenador da Mostra Brasileira de Foguetes
Prof. Dr. João Batista Garcia Canalle - Instituto de Física - UERJ
Rua São Francisco Xavier, 524/3023 - D, Maracanã
CEP 20550.900 Rio de Janeiro - RJ
E-mail: oba.secretaria@gmail.com - Site: http://www.oba.org.br - Tel/Fax: (21) 2334-0082 - 
Tel: (21) 4104-4047 - Tel: (21) 2254-1139

Celular: (21) 98272-3810



UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Acessos desde 10/01/2009:
18087681


 

Fale Conosco