Atenção!!! Seu navegador não suporta funções programação (JAVASCRIPT), portanto não poderá acessar diversas funcionalidades deste site! RECOMENDAMOS ATUALIZAR O SEU NAVEGADOR!!! Atenção!!! Seu navegador não suporta funções programação (JAVASCRIPT), portanto não poderá acessar diversas funcionalidades deste site! RECOMENDAMOS ATUALIZAR O SEU NAVEGADOR!!!

OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
MOBFOG Login escolas
Bem vindo!
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Mostra Brasileira de Foguetes
Página Inicial Intranet - Acesso Restrito Extranet - Acesso Restrito
Destaque geral / 19/03/2024

 

Bem-vindo à página da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, OBA 2024, a qual também contém todas as informações sobre a Mostra Brasileira de Foguetes, MOBFOG 2024.

A secretaria da OBA e da MOBFOG atendem somente pelos telefones (21) 2334-0082 ou pelo WhatsApp: (21) 2018-5506 e/ou pelo e-mail: oba.secretaria@gmail.com 

Contatos para informações e agendamentos de sessões de planetários presenciais ou virtuais da OBA, use: obadeolhonoceu@gmail.com ou WhatsApp (21) 98170-4617



A OBA e a MOBFOG são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Veja o Regulamento da OBA e os Regulamentos da MOBFOG.

Podem participar da OBA e da MOBFOG alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio, sendo que da MOBFOG também podem participar alunos do ensino superior.

A prova da OBA será no dia 17 de MAIO de 2024 e será única e exclusivamente realizada na forma PRESENCIAL dentro da escola sob supervisão dos professores aplicadores das provas. Em hipótese alguma o aluno pode fazer a prova fora do ambiente da escola, sob supervisão dos professores. As inscrições dos alunos (e de escolas ainda não participantes) devem ser feitas até o dia 01/05/2024. Veja o Regulamento da OBA.

A MOBFOG também só pode ser realizada na forma presencial, com lançamentos de FOGUETES REAIS, com data limite para lançarem os foguetes até o dia 17 de MAIO de 2024 Veja os Regulamentos da MOBFOG. Note que escrevemos um regulamento para cada nível da MOBFOG, uma vez que abaixo de cada regulamento estão as descrições sobre como fazer a base de lançamento, o foguete do respectivo nível e sugestões sobre como fazer os lançamentos destes foguetes. 

O professor deverá inscrever os alunos na OBA mesmo que eles só queiram participar da MOBFOG. O professor fará a digitação do alcance dos foguetes na mesma plataforma na qual inscreveu os alunos da OBA e/ou da MOBFOG. Sim, aluno da MOBFOG precisa ser previamente inscrito, tal como os da OBA até 01/05/2024.

As atividades práticas preparatórias para participarem da OBA estão contidas no arquivo “Atividades Práticas da OBA” e as formas de construírem foguetes  estão contidas nos arquivos “Foguete do nível 1,  Foguete do nível 2, Foguete do nível 3, Foguete do nível 4 e Foguete do nível 5" todos disponíveis no setor de DOWNLOADS desta página.

Recomendamos a visita ao nosso setor de Downloads e de Vídeos, pois estamos continuamente disponibilizando materiais de interesse dos professores ou então visitar www.youtube.com/obaoficial que é o canal oficial da OBA no Youtube e lá estamos colocando os vídeos das lives, dos gabaritos comentados das provas anteriores da OBA, sobre foguetes, sobre o uso do software openrocket.info etc.

 

INFORMAÇÕES SOBRE PLANETÁRIO DIGITAL ITINERANTE DA OBA:

Também visando a capacitação de professores e motivação de alunos estamos disponibilizando o Planetário Digital Itinerante da OBA, o qual pode mais ir à sua escola presencialmente e virtualmente. Quer uma sessão de planetário para os seus alunos ou até mesmo para os seus professores e gratuitamente? Entre em contato com o planetário da OBA!

E-mail: obadeolhonoceu@gmail.com 

Arquivo de E-mails. Professor, cópias das mensagens eletrônicas que enviamos ficam arquivadas no link Arquivo de E-mails de nossa home page. Se não recebeu nossos muitos e-mails de 2023 é porque não chegaram até você. Então veja o nosso Arquivo de E-mails para não perder os e-mails de 2024.

Grupo TELEGRAM. Professor, entre no Grupo Telegram da OBA e MOBFOG e receba informações com antecedência e segurança. Clique aqui


[ Continua » ]



Patrocinadores


Inscrições e informações

Coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e Coordenador da Mostra Brasileira de Foguetes
Prof. Dr. João Batista Garcia Canalle - Instituto de Física - UERJ
Rua São Francisco Xavier, 524/3023 - D, Maracanã
CEP 20550.900 Rio de Janeiro - RJ
E-mail: oba.secretaria@gmail.com - Site: http://www.oba.org.br - Tel./WhatsApp: (21) 2018-5506 - 
Cel.: (21) 98272-3810



UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Acessos desde 10/01/2009:
68420615


 

OBA


Razão Social: OBA Eventos Educacionais EIRELI ME

Desenvolvido por GridWeb Soluções em Tecnologia



Fale Conosco