Atenção!!! Seu navegador não suporta funções programação (JAVASCRIPT), portanto não poderá acessar diversas funcionalidades deste site! RECOMENDAMOS ATUALIZAR O SEU NAVEGADOR!!! Atenção!!! Seu navegador não suporta funções programação (JAVASCRIPT), portanto não poderá acessar diversas funcionalidades deste site! RECOMENDAMOS ATUALIZAR O SEU NAVEGADOR!!!



Login escolas
OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Página Inicial Intranet - Acesso Restrito Extranet - Acesso Restrito

MOBFOG
[ Voltar ]

O que é a MOBFOG  

A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes.

A Mostra Brasileira de Foguetes é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, previamente cadastradas neste site no link CADASTRO DE ESCOLAS. O cadastro é único para participar da OBA e ou MOBFOG.

Podem participar alunos do primeiro ano do ensino fundamental até os do último ano do ensino médio, por isso ela tem quatro níveis, conforme definido no REGULAMENTO DA MOBFOG. MOBFOG ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma só fase e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos ou equipes, mas o ideal é que cada equipe tenha no máximo três alunos. Ao final da MOBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares. Além disso, temos também
distribuição de medalhas para os alunos que obtiveram os maiores alcances em seus respectivos níveis.

Em 2018 estamos organizando a 12ª Mostra Brasileira de Foguetes. Em 2017 tivemos a participação de 94.000 alunos e a cada ano temos mais alunos participando, pois a MOBFOG empolga alunos, professores e familiares. Recomendamos a atenta leitura do REGULAMENTO DA MOBFOGbem como as Instruções sobre como fazer os foguetes, bases de lançamentos e os lançamentos (veja a seção de DOWNLOADS. Enfatizamos que esta atividade é extremamente prazerosa para alunos, professores e familiares, mas contêm riscos, principalmente nos níveis 3 e 4, pois envolve o lançamento de foguetes constituídos de garrafas PET, logo, podem danificar bens e pessoas se colidirem com estes. Assim sendo, estas atividades devem sempre estar supervisionadas por adultos. A Comissão Organizadora da MOBFOG não se responsabiliza por acidentes ocorridos com seus participantes.

Aproveitamos para informar que alunos (ou equipes) do nível 4 (Ensino Médio ou superior) que lançarem seus foguetes a mais de 100 metros de distância serão convidados para participarem da JORNADA DE FOGUETES, a ser realizada na cidade de Barra do Piraí, Rio de Janeiro, entre outubro e novembro, porém, convidaremos, de cada escola, só a equipe que lançou mais distante (desde que além dos 100 metros) o seu foguete.



[ Voltar ]


 

Fale Conosco